Há uma vantagem em possuir ouro como parte de uma propriedade.

Com efeito, o ouro é considerado um bem móvel . Ao liquidar um espólio, basta declarar ao notário a presença do ouro físico que será transmissível da mesma forma que os móveis. Este ouro, portanto, não estará sujeito a tributação sobre valores monetários.

Como o ouro mantém seu valor , é o seguro para transmitir um bem sem depreciá-lo. Pode-se recorrer à compra de moedas de ouro do tipo Napoleão, bem como ouro puro na forma de lingotes e lingotes. Transmitir uma herança áurea é uma forma segura de transmitir um valor que será preservado ao longo do tempo.
https://blog.ourocambio.com/como-funciona-compra-venda-ouro-via-ourocambio/
Herdar tal património, em moedas ou lingotes de ouro, por exemplo, permite diversificar as suas poupanças beneficiando de um valor de reserva fiável. Mas existem outras formas de transmissão.

Transmitido na forma de doação de preço integral, o ouro se beneficia de uma redução no imposto sobre doações, dependendo do grau de parentesco . Este tipo de doação pode ser renovado a cada 15 anos. O destinatário de uma doação declarada de ouro físico poderá revender esse ouro após 22 anos, totalmente isento de impostos.