Para o desenvolvimento de uma teoria da educação a distância

Faculdade de analise desenvolvimento sistemas ead
As teorias de autonomia e independência das décadas de 1960 e 1970, defendidas por
Wedemeyer e Moore, refletem o componente essencial da independência do
aprendiz. O trabalho de Otto Peter sobre uma teoria da industrialização na
década de 1960 reflete a tentativa de ver o campo da educação a distância como
uma forma industrializada de ensino e aprendizagem. A terceira abordagem
integra teorias de interação e comunicação formuladas por Badth e Daniel e
Marquis. Usando o modelo pós-industrial, Keegan apresenta essas três
abordagens para o estudo e desenvolvimento da disciplina acadêmica de
faculdade EAD.
Wedemeyer identifica elementos essenciais da aprendizagem independente
como maior responsabilidade do aluno, instrução amplamente disponível,
mistura eficaz de meios e métodos, adaptação às diferenças individuais e uma
ampla variedade de horários de início, término e aprendizado. Holmberg clama
por fundamentos de construção de teoria em torno dos conceitos de
independência, aprendizagem e ensino:
A aprendizagem significativa, que ancora a nova matéria de aprendizagem nas
estruturas cognitivas, e não a aprendizagem mecânica, é o centro de interesse.
Ensinar é entendido como facilitação da aprendizagem. A individualização do
ensino e da aprendizagem, o estímulo ao pensamento crítico e a autonomia do
aluno de longo alcance estão integrados a essa visão de aprendizagem e ensino.